Sobre Racismo e Suas Múltiplas Manifestações

            O propósito desta publicação é apresentar um tipo de "tutorial" sobre o Racismo e as diversas formas em que esse fenômeno se manifesta. Para tanto, dividi a apresentação em seis partes:

  1. O que é Racismo?
  2. O que é Racismo Institucional?
  3. O que é Racismo Estrutural?
  4. O que é Branquitude?
  5. O que é Negritude?
  6. O que é o Black Power?



1. O que é racismo?

É um conjunto de práticas de uma determinada raça/etnia que, estando em situação de favorecimento social, coloca outra(s) raça(s) em situação desfavorável, enquanto exaltam, direta ou indiretamente, a sua própria. Essas práticas podem ser conscientes ou não, propositais ou não.

O racismo se manifesta de diversas formas: no plano individual, das relações interpessoais; no plano institucional; no plano  estrutural - que é onde se revela de forma ainda mais complexa.


2. O que é racismo institucional?

É quando a prática racista se manifesta institucionalmente, seja na esfera pública ou privada. Isso faz com que negros, indígenas e imigrantes “não-brancos” sejam preteridos em relação à saúde, educação e, no tocante à segurança, tornem-se alvo (está em curso um genocídio perpetrado contra a população negra e indígena) ou sejam negligenciados.



3. O que é racismo estrutural?

Nesse ponto, é preciso que nós entendamos o racismo como um fenômeno conjuntural, ou seja, algo que perpassa todas as esferas de poder (públicas e/ou privadas); manifesta-se na política enquanto forma ou a arte de melhor governar, manifesta-se em políticas partidárias, manifesta-se em políticas econômicas, manifesta-se na produção cultural.

·         Percebe-se essa estrutura ao observar que o percentual de negros e "pardosno Ensino Superior, apesar das políticas de Ações Afirmativas como as Cotas Raciais, ainda não passa de 11%.

·         Percebe-se essa estrutura quando se constata que jovens negros e de periferia constituem cerca de 77% dos homicídios registrados.

·         Percebe-se essa estrutura no processo de encarceramento em massa, onde a maioria dos apenados são negros e pobres – “negro e pobre” na mesma sentença, em termos históricos, soa como redundância.

·         Percebe-se essa estrutura quando mulheres negras são as maiores vítimas de violência obstétrica pois há um pensamento naturalizado de que “são mais fortes”, “não necessitam de muita anestesia”; quando são adolescentes negras e pobres, a violência é ainda maior.



Violência Obstétrica


          Um ponto interessante em relação ao racismo estrutural é a naturalização daquilo que não é "natural", mas algo construído histórica e socialmente.  Nesses termos, branquitude é, politicamente, algo "natural" e universal.  Tudo aquilo que nega ou entra em choque com os padrões estabelecidos pela branquitude torna-se "anormal", "exótico" ou "perigoso", "nocivo", devendo, portanto, ser destruído.


A vigilância e a repressão, sob a égide do Estado, tem cor e classe bem definidos.



4. O que é Branquitude?

“A branquitude é compreendida como um sistema de valores e comportamentos que toma o ser branco como “o modelo universal de humanidade”, o representante de todas as pessoas. Esses valores levam a uma espécie de “cegueira social”, fazendo com que grande parte das pessoas brancas não consiga enxergar a dor das pessoas que enfrentam discriminação étnico-racial. Tais valores contribuem também para o desenvolvimento de um certo sentimento de superioridade, muitas vezes não assumido, por parte de várias pessoas brancas com relação a outros grupos raciais. A branquitude faz com que muitos entendam como “natural” a desigualdade entre pessoas de diferentes pertencimentos raciais.”



(Indicadores de Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola – Pág. 75, Ação Educativa)



Novela "Os Dez Mandamentos", cujo elenco tem sido não apenas objeto de análises, mas críticas: white washing, "enbranquecimento" é uma delas, e algo bastante recorrente na indústria cinematográfica e televisiva.



Elvis Presley, um exemplo de como funciona o que chamamos de Apropriação Cultural: os negros criam um estilo musical mas são os brancos que mais faturam com isso.


Eminem: Deus do Rap?




A Revista Marie Claire já teve em suas capas e edições mulheres de etnias diversas mas o "padrão" continua sendo europeu.



        

 5. O que é Negritude?


 Historicamente, a Negritude foi apresentada como um movimento político-literário encabeçado pelo senegalês Leopold Senghor e o francês Aimé Césaire, em conjunto com outros estudantes negros. Este movimento pretendia resgatar o valor do negro em termos culturais, artísticos e políticos, combatendo o racismo e o colonialismo. Em se tratando do processo histórico conhecido como Descolonização Africana, Negritude e Pan Africanismo foram como espada e bainha. Ao longo do século XX e ainda no século XXI, é uma corrente política e filosófica que tem ganhado força tanto nos EUA como no Brasil. 

.
Aimé Cesaire




Sou contra a estratificação da sociedade em superior-inferior, branco-negro, que faz do branco um eterno professor e do negro um eterno aluno (e um mau aluno, além do mais).Sou contra a arrogância intelectual dos brancos que faz com que acreditem que a liderança branca é uma condição sine qua non (do latim, “sem a/o qual não pode ser”) neste país, e que os brancos têm um mandato divino pra imporem seu ritmo ao progresso.
Sou contra o fato de que uma minoria de colonizadores imponha todo um sistema de valores ao povo nativo.


Fragmento de "Escrevo o que eu quero", cuja edição brasileira foi apresentada por Benedita da Silva. Trata-se uma compilação com escritos importantíssimos do ativista político Steve Biko, preso e torturado até morte pela polícia racista sul-africana em 1977.


Steve Biko

Historicamente, tem sido assim em sociedades que vivenciaram o escravismo colonial moderno, como o caso brasileiro. Ver negros, indígenas, "não-brancos" ocupando espaços que lhes têm sido negado - apesar de, ideologicamente, estabelecidos (ref. Norbert Elias - Os Estabelecidos e Outsiders) afirmarem que "as oportunidades são iguais a todos" - causa incômodo. Incômodo, inveja, histeria, espanto ódio. Subjetivamente, as reações são das mais variadas. 


6. O que é Black Power?

Ao contrário do que se se afirma no senso comum, Black Power não se trata de cabelo crespo e grande, natural. Black Power é um termo cunhado por Stokely Carmichael (Kwame Turé) e explicado no livro Black Power:  The Politics of Liberation, de 1968




É um chamado para os negros neste país para unirem-se, a reconhecerem a sua herança, para construir um senso de comunidade. É um chamado para os negros para definir seus próprios objetivos, para conduzirem suas próprias organizações





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografia de Stokely Carmichael - Ativista dos Direitos Civis (1941-1998)

ARQUIVO DE IMAGENS: MAPAS E GRÁFICOS